Curso de Jogos Digitais é apresentado aos estudantes da EJA


Essa semana, o coordenador Luiz Paiva e outros professores deram uma palestra para estudantes da EJA sobre o novo curso de Jogos Digitais e também sobre o curso de Sistemas de Informação. “O curso de Jogos Digitais chega com uma proposta inovadora. Serão oferecidas 120 vagas anuais e a expectativa é grande para a primeira turma que começa já no primeiro semestre de 2018”, concluiu o coordenador.

O Vestibular Outubro está com inscrições abertas e o prazo para os candidatos se encerra em 15 de outubro. O curso de Tecnologia em Jogos Digitais terá duração de 2 anos e meio e é voltado para formar designer de games, que é o profissional desenvolvedor de jogos digitais.




Segundo o coordenador do novo curso e de Sistemas de Informação, professor Luiz Paiva, designer de games é uma profissão que está em alta no mercado. “O curso envolve disciplinas de modelagem 2D e 3D, programação em várias linguagens, inteligência artificial ligada a jogos e banco de dados. Então o profissional sairá completo para o mercado de jogos digitais e também apto para atuar com o desenvolvimento de websites”, explicou o coordenador.

Pelo catálogo do Ministério da Educação, o profissional formado na área de Tecnologia em Jogos Digitais pode atuar em mais áreas e não só na indústria de games, como por exemplo, em agências de publicidade com foco em marketing digital, veículos de comunicação digital, como TV e Internet, além de setores de desenvolvimento de tecnologias.

O curso de Jogos Digitais é um curso superior tecnólogo, onde um dos principais diferenciais é ter formação rápida e focada no mercado de trabalho. “Percebendo a crescente demanda por profissionais, pesquisadores e empreendedores na área de jogos digitais é que Uniube abre mais essa possibilidade de carreira para os estudantes. É importante ressaltar que é um curso rápido, de duração de 2 anos e meio, são cinco semestres, com aulas presenciais e uma infraestrutura adequada para o aluno ter teoria e prática juntas”, destacou Luiz Paiva.

Fonte: Uniube
Leia Mais

Rede municipal trabalha o uso das tecnologias com alunos e professores


De acordo com o Censo da Educação Básica de 2013, o número de computadores por aluno na rede pública brasileira vem progredindo desde 2008 e, apesar da melhora, as taxas ainda estão longe do ideal: 48% das unidades públicas ainda não têm computadores para uso discente; 50,3% têm acesso à internet e há um computador para cada 34 alunos.

Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Tecnologia e Informação Educacional (Detic), tem criado estratégias para alcançar a Meta 7 do Plano Nacional de Educação, de universalizar o acesso à internet em banda larga de alta velocidade e triplicar a disponibilidade de computadores por aluno nas escolas da rede pública de Educação Básica.

Depois de ressignificar o uso dos UCAs, que estavam obsoletos e agora são utilizados pedagogicamente, sem necessidade de uso da internet, o Detic mobiliza a equipe para atender às demandas, inclusive de formação de professores. Atualmente, são 28 educadores em informática na rede, trabalhando e se reciclando para promover o uso das tecnologias em sala de aula.

Um dos cursos é o de Utilização das Mesas Pedagógicas, direcionado ao uso das matrizes e dos objetos, de acordo com a faixa etária e dentro dos parâmetros dos direitos de aprendizagem, como explica a pedagoga Juliana dos Santos Borges.

Além disso, todas as oportunidades de incentivo à abordagem do tema são aproveitadas, como a Mostra que acontecerá na Escola Municipal Boa Vista, sábado (23) a partir das 8h. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos participarão de uma Feira de Conhecimento, apresentando trabalhos voltados às TICs. “Teremos até óculos de realidade virtual aumentada, linha do tempo em relação ao uso das tecnologias e reciclagem de material eletrônico”, conta a professora.

Juliana também tem visitado escolas (sob agendamento), para um bate-papo sobre os perigos da rede e Cyberbullying. “É interessante que os próprios alunos identificam o que estão fazendo de errado e podem ter mais malícia sobre os riscos do mau uso da internet”, finaliza. O telefone do Detic, para contato sobre as palestras é 3317-6501.

Leia Mais

Folclore 2017

Foi realizado no dia 26/08/2017 na Escola Municipal Boa Vista atividades  e apresentações relacionados ao Folclore brasileiro.
Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. 
Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que temos de entender o que acontece.




Leia Mais

Contação de História


Foi realizada no dia 26/08/2017 na Escola Municipal boa Vista atividades e apresentações de Contação de História com as turmas do Ensino Fundamental II.
As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos.
Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação.
A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
As histórias são uma maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar
 experiências que, nas narrativas realistas, não acontecem.






Leia Mais