Renovação de matrículas para 2018 da Rede Municipal termina no dia 30 de novembro


Prazo para a renovação de matrículas (alunos que já estão na rede municipal e querem continuar) termina no dia 30 de novembro, conforme divulgado na Portaria nº 0044/2017, no Porta Voz da Prefeitura Municipal de Uberaba.

O calendário de matrículas segue as seguintes datas: de 1º a 30 de novembro, renovação de matrícula para alunos que já estão na rede municipal. Logo depois, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, as escolas estarão recebendo as inscrições para os novatos (alunos que pretendem se matricular na rede municipal).

Entre os dias 18 a 22 de dezembro, as matrículas dos novatos serão efetuadas e os responsáveis ou aluno maior de 18 anos, deverão levar cópias dos seguintes documentos: Certidão de nascimento ou de casamento; Comprovante atualizado de endereço; Cartão de vacinas atualizado, para alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental; Documento de identidade, com foto, para o aluno maior de 18 (dezoito) anos; Documento de identidade do responsável legal, (com foto), para o aluno menor de idade; Declaração de Transferência/Histórico Escolar; Cartão do SUS; Cartão de benefício do Programa Bolsa Família para identificação do número do NIS, quando for beneficiário.

Para a educação infantil, existe a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola para turmas de 4 e de 5 anos, e será ofertada nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e nas entidades conveniadas ao Município de Uberaba, conforme previsto no artigo 3º da LDB nº 9.394/96.

No ensino fundamental, a oferta de vagas será do 1º ao 9º anos, incluindo oportunidades aos jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade própria, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, estruturada em Regime Presencial/Progressão Continuada, e organizada em dois segmentos para atender aos alunos, a partir de 15 (quinze) anos, que não tiveram acesso ou continuidade nos estudos no Ensino Fundamental.

Vale lembrar, que as matrículas serão realizadas de acordo com as vagas disponíveis em cada escola. A secretária de Educação, Silvana Elias alerta aos responsáveis para que fiquem atentos à lista de espera. “A lista não é cumulativa. De um ano para outro o cenário muda muito, então os responsáveis precisam fazer novamente a inscrição para os alunos que pleiteiam a vaga e, se for o caso, aguardar a chamada da lista de espera e a finalização do processo de matrículas”, completa.

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Projetos com foco na primeira infância são reconhecidos em prêmio


Cinco projetos voltados à primeira infância foram premiados no ‘Edital de Boas Práticas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente’. O prêmio é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) em parceria com o programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).

O edital reconheceu iniciativas que buscam garantir os direitos das crianças durante a primeira infância. “Os projetos premiados se destacaram por ter alinhamento com marcos legais, articulação com a rede de garantia dos direitos da criança, alto impacto, inovação e potencial de replicabilidade em outras regiões”, afirma Thaís Dantas, advogada do programa Prioridade Absoluta.

Os vencedores, além de receberem placas de reconhecimento em cerimônia especial, terão suas experiências divulgadas para a rede de profissionais do TJSP e redes de parceiros da FMCSV e do Instituto Alana, para que possam inspirar novas iniciativas.
Conheça os cinco projetos vencedores:

– Projeto ‘AFIN’, de Nova Odessa: É uma obra social que disponibiliza textos, vídeos, palestras, sociodramas e painéis ilustrados, físicos e digitais, com conteúdo científico das áreas de medicina, psicologia e pedagogia, capazes de incentivar pais e cuidadores à promoção de ações construtivas no desenvolvimento da saúde emocional de suas crianças e adolescentes, com foco na Primeira Infância. O projeto é da Vara da Infância e Juventude de Nova Odessa, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

– Projeto ‘Entrega Voluntária’, de Santos: Frente ao número crescente de gestantes que procuram a Seção Técnica de Psicologia e Serviço Social da Vara da Infância e da Juventude, manifestando o desejo de entregar seus filhos em adoção, é realizado um trabalho de articulação visando à construção de um protocolo de atendimento pelos vários serviços envolvidos no município, com o objetivo de oferecer espaços de acolhimento, escuta e orientação que as auxiliem nessa decisão. O projeto é coordenado pela Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Santos – Seção Técnica de Psicologia e Serviço Social Judiciário.

– Projeto ‘5 Atitudes Guardiãs da Primeira Infância’, de Guarujá: O projeto desenvolve ações de sensibilização e conscientização para a importância do brincar, da oferta de estímulos e de um ambiente acolhedor na Primeira Infância como base para o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social saudáveis. O projeto é da CRAS Morrinhos – Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura Municipal do Guarujá.

– Projeto ‘Mamãe Bem Querer’, de Sumaré: O projeto é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Especializado, realizado pelo Instituto Bem Querer desde 2009. Consiste no único serviço dessa natureza na cidade a ofertar, gratuitamente, apoio integral a gestantes vitimizadas e em situação de gravidez precoce e suas famílias, recebendo encaminhamentos de toda a rede socioassistencial. O projeto do Instituto Social e Educacional Bem Querer para Sustentabilidade Comunitária, de Sumaré.

– Projeto ‘O Cuidado com a Primeira Infância’, de São José dos Campos: Trata-se de um projeto intersecretarias – Secretaria de Educação e Cidadania e Secretaria de Saúde, que visa à sensibilização, capacitação e responsabilização dos profissionais da área de Educação Infantil e Saúde para o reconhecimento das vulnerabilidades e dos sinais de alerta e ‘sintomas’ de violência contra criança, e, a partir desta premissa, desencadear ações para desenvolvimento integral da criança, cuidados em saúde e proteção social. O projeto é da Secretaria Municipal de Educação e Cidadania e Secretaria de Saúde de São José dos Campos.

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Prova de literatura: por que você não pode abrir mão das leituras obrigatórias




Se existe uma maneira de estudar para as provas de Literatura dos vestibulares, é devorar os livros que constam na lista de leituras obrigatórias das universidades. Divulgados geralmente de seis meses a um ano antes da data das provas de cada instituição, eles são fundamentais para a resolução das questões. Afinal, os enunciados giram em torno das obras. “É muito importante o candidato saber que, quando há leituras obrigatórias, a premissa é que ele leia”, lembra o coordenador de Português do Grupo Etapa, Heric Palos. “É preciso confirmar se o livro foi entendido”, acrescenta.

Isso não quer dizer que o estudante precise decorar o enredo da obra. Muito pelo contrário, perguntas específicas sobre os livros dificilmente são cobradas nos exames. O importante é compreender as relações da narrativa e, a partir delas, estabelecer argumentos para responder às questões. Em outras palavras, as questões cobram o entendimento da obra.

É por isso que a leitura de resumos é pouco eficiente nesse momento. Como ela traz uma síntese dos principais pontos da trama, não permite uma compreensão geral. “O resumo traz somente os pontos fundamentais na visão de quem o produziu, então é uma leitura enviesada, ou seja, não é suficiente. Mas é claro que é melhor ler o resumo do que não ter contato algum com a obra”, opina Palos.

O coordenador de Português do Grupo Etapa lembra que as listas de leitura costumam ser bastante canônicas, isto é, geralmente trazem indicações de livros clássicos, substituídos por títulos semelhantes a cada ano ou conforme as preferências da instituição. “Dificilmente as faculdades fogem muito do tradicional. Se tiram ‘Vidas Secas’, colocam ‘São Bernardo’, por exemplo. Se excluem ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, trocam por ‘Dom Casmurro’. Vai mudar o enredo, mas a essência será a mesma. Com isso, é possível perceber dentro da lista o que a banca considera mais importante”, observa Palos.

E nas provas sem leituras obrigatórias?

Nos exames em que não são cobradas leituras obrigatórias (como o Enem, a Vunesp e a Unifesp, para citar os principais), as provas de Linguagens costumam trabalhar com textos variados e cobram do aluno o entendimento daquele texto apresentado. O modelo de questão costuma trazer uma espécie de guia de como o aluno deve ler aquela questão. Os enunciados não estão aí por acaso.

“O enunciado das perguntas orienta o candidato. Isso quebra aquela máxima de que a interpretação é um exercício de adivinhação. Se a questão pede a leitura de um texto por meio de um viés específico, ela limita a esse viés. Mesmo que haja divergências, o exame te guia. É por isso que é fundamental entender o que a questão está pedindo”, explica Palos.

História da literatura: preciso estudar?

Sabe todos aqueles movimentos literários que você estuda ao longo do Ensino Médio? Romantismo, Naturalismo, Realismo, Parnasianismo... eles entram na alçada da História da Literatura. Ela ajuda a fundamentar a leitura de obras importantes que pertencem a esses períodos literários. “Isso ajuda o aluno a ter uma visão mais ampla das obras, o que é importante para a resolução das questões”, observa Palos. Para ele, o mais importante para se dar bem na prova de Literatura é construir uma prática de leitura ao longo dos anos, além de exercitar a capacidade interpretativa em simulados e exercícios.

Fonte: G1
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Biblioteca Pública Municipal convida para final de semana de contação de histórias

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães informa que receberá nesta sexta-feira (24), às 10h, o projeto Sextas de histórias: encantando bebês, voltado para as crianças de 0 a 2 anos, no Setor Infantil da Biblioteca. Já no sábado (25) o público poderá participar do Jardim de Histórias a partir das 10h30, com contação de histórias voltadas aos pais e crianças. Os eventos, abertos ao público, são uma realização da Fundação Cultural por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas.



A contadora de histórias da biblioteca e coordenadora do setor infantil e Juvenil, Adriana Fonseca, explica que o Sexta de Histórias acontece no espaço lúdico do setor Infantil, denominado EnCanto de bebês. O local contém bonecos, fantoches, livros e brinquedos para estimular a brincadeira e leitura entre pais e filhos.

“Nosso objetivo é incentivar a família a praticar a leitura e contação de histórias para os bebês e as crianças pequenas, propiciando o vínculo amoroso, a memória afetiva, o desenvolvimento da linguagem, a diversão e a alegria. Este hábito estimula futuros leitores desde a infância, o que é fantástico para o processo de educação”, destaca Adriana.

Já no sábado é a vez do público participar do projeto Jardim de Histórias a partir das 10h30. O projeto promove a dinamização da leitura caracterizada pela apresentação de sessões de Contação de Histórias. A ação visa proporcionar satisfação e alegria, despertar o imaginário, as emoções e o interesse das crianças pela leitura, além do empréstimo de livros. O tema desta semana será "Mundo Colorido", com a proposta de tratar a diversidade. "Nós escolhemos este tema por ser mais abrangente a toda a diversidade, não apenas na questão racial", declara Adriana.

A Biblioteca Municipal fica na rua Alaor Prata 317 – Centro.

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