Navegando na rede de computadores pelo Blog do Boa Vista

Em Menção aos grandes navegadores do século XV e XVI Fernando Pessoa parafraseou: "Navegar é preciso , viver não é preciso" . Turma 7 ano A " navegando" na rede de computadores pelo Blog da E.M.Boa Vista , visualizaram , aprenderam e curtiram numa aula de História que navegar é preciso.






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Aula sobre a vida do artista Joan Miró

Joan Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor espanhol. Nasceu na cidade de Barcelona (Espanha) em 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 25 de dezembro de 1983. É considerado um dos maiores representantes do surrealismo.

- Na juventude, Miro estudou na Escola de Belas Artes de Barcelona e na Academia de Gali.

- Em 16 de fevereiro de 1918 realizou sua primeira exposição individual nas Galerias Dalmau de Barcelona.

- No ano de 1919 viajou para Paris, época em que teve contato com obras do dadaísmo e fauvismo (movimentos artísticos modernistas).

- No começo da década de 1920 teve contato com vários artistas surrealistas, entre ele, André Breton.

- Em 1924, fez duas de suas obras iniciais mais importantes, as pinturas O carnaval de Arlequim e Maternidade.

- No ano de 1925, participou da primeira exposição de arte surrealista.

- Em 12 de outubro de 1929, se casou com Pilar Juncosa e foram morar em Paris. No dia 17 de julho de 1931 nasceu sua única filha, Dolors.

- Em 1954 recebeu o Grande Prêmio de Gravura na Bienal de Veneza.

- Em 1968 foi nomeado doutor honoris causa pela Universidade de Harvard.

- Em 1980 recebeu do rei Juan Carlos I (Espanha) a Medalha de Ouro de Belas Artes.

A professora de arte Ana Beatriz desenvolveu com seus alunos a releitura onde todos apreciaram a obra e fizeram muitas perguntas.






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Trabalho Interdisciplinar ( 5º ano C - Uruguai)

A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.
O que exige uma nova postura diante do conhecimento, uma atitude de contextualizar, de formar uma pessoa íntegra e que possui saberes que vão além dos limites das disciplinas, saberes globalizados. 
A professora Marcia do 5º ano C trabalhou todos os conteúdos nessa perspectiva , integrando todos os conteúdos propiciando ao seu aluno uma aprendizagem mais ampla.






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História e a Cultura Indígena (3D)

Conhecer a história e a cultura indígena é muito importante. Sendo assim, a turminha do 3º ano D (Bélgica) assimilou ainda mais o aprendizado na construção de uma maquete do habitat indígena como ocas, vegetações, rio e animais. (Prof Celsa).




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Grêmio Estudantil com a Educação Infantil

Alunos do grêmio juventude ativa com os alunos da educação infantil confeccionando fantoches de sapos customizados por eles.



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Grupo de Acolhimento às Famílias

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Inclusão, voltou a promover o Grupo de Acolhimento às Famílias (GAF), que tem como finalidade direcionar os parentes dos alunos com deficiência atendidos nas escolas da rede.
O projeto, iniciado em 2016, é realizado atualmente em cinco escolas-polo, que abrangem outras unidades localizadas nas imediações. Os encontros são às quintas-feiras, alternando os polos, situados nas escolas municipais Uberaba, Adolfo Bezerra de Menezes, Boa Vista, Professora Olga de Oliveira e Professor José Geraldo Guimarães.
As famílias dos alunos são convidadas a participarem o momento de vivência e tem a participação de professores, pedagogos, diretores, familiares, além de equipe do departamento, como psicóloga. Foi Realizado no dia 19 de abril na Escola Municipal boa vista com um grande envolvimento da comunidade a proposta envolve o fortalecimento socioemocional das famílias e busca ainda estimular a autonomia e independência das crianças e adolescentes por meio da orientação aos familiares e responsáveis. “Além disso, as famílias passam a ter mais confiança na equipe escolar e têm respaldo para resolverem os problemas em casa.










 
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Dia da Família na Escola

O espaço de aprendizagem já não pode mais ser pensado de forma restrita a escola ou a sala de aula, assim como não cabe mais compreender a participação familiar como exclusiva ao ambiente de casa. A interação entre os dois é fundamental, já que o desenvolvimento de crianças e adolescentes não acontece de maneira isolada nos diversos espaços que frequentam.Há diversos benefícios da proximidade entre a família e a escola, um deles é poder juntos, alinhar as expectativas, por meio de um diálogo aberto, pois afinal, o objetivo comum dessa relação é oferecer a criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.Essa relação saudável contribui para que potencializar a confiança em suas próprias capacidades, que se tornem independentes e maduros, também como benefícios dessa boa interação pode haver a diminuição de faltas, repetências e dos problemas de comportamento. Foi realizado no dia 14/04 na Escola Municipal Boa Vista o dia da família na escola onde foram realizadas varias atividades envolvendo a família e o aluno.








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Matemática na Prática


Estimular a capacidade das crianças de aprenderem fazendo e experimentando, é de fundamental importância, porém respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos. Dessa forma, se concretiza o aprendizado!

Foi partindo desse pressuposto que a turma do 3º ano D Integral, vivenciou e realizou atividades usando o material dourado e as carteiras em formato do Quadro Valor de Lugar, com o objetivo de melhor entendimento do sistema de numeração decimal.







Autora:Celsa de Fátima C. Abdala -  Professora Regente 3º ano D Integral
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Momento Cívico

 A Escola Municipal Boa Vista em sintonia com a Lei nº 12.031/09, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas, planeja em cada segmento o Momento Cívico. Os professores conscientizam os alunos sobre a postura diante do Hino Nacional e a importância de respeitá-lo como um símbolo da pátria e a valorização do país. Na oportunidade, fez-se uma reflexão sobre o dia mundial da água com apresentações dos alunos. A finalidade educativa ministrada pela Escola inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana, visa o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. Entende-se que esta é uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que os alunos se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. O civismo é uma atitude que se aprende, comportamento que se desenvolve e é parte do ato de educar.



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