I Livro Paradão da Leitura 2018


Livro de poesias realizado com a colaboração dos alunos e professores da Escola Municipal Boa Vista situada no município de Uberaba, MG.

 
Leia Mais

Jornal Coletivo Boa Vista 2019


O ano está acabando e os nossos alunos do quarto e quinto ano, fizeram um jornal destacando todos os momentos especiais durante o ano de 2019. Temos textos, imagens e receitas redigidas pelos nossos alunos durante as aulas de informática.

Confira então o nosso jornal logo abaixo:

Leia Mais

Aula da saudade 9º ano 2019



O ano está chegando ao  fim e vamos nos despedindo dos alunos do nono ano, então nada melhor do que fazer uma aula da saudade. Fizemos algumas brincadeiras e uma retrospectiva dos nossos queridos alunos. Desejamos muito sucesso para todos os alunos e que continuem firme na caminhada rumo a realização pessoal.

Pra não ficarmos somente na leitura melhor ver o vídeo e observar as fotos ;)







Leia Mais

Dia Letivo show

Foi realizado na manhã do dia 07/12, o ultimo sábado  letivo do ano com apresentação dos alunos e com grande presença dos pais.






Leia Mais

Segunda edição da Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação

A culminância da Olimpíada do Empreendedorismo e Inovação teve exposição de todas as ideias/soluções durante a Feira de Ideias. Os projetos foram avaliados pelo público visitante e por um grupo de avaliadores ao longo do evento, dos quais foram classificados dez. Ao final a Escola Municipal Boa Vista ficou em 1º lugar.  Escola Monteiro Lobato em 2º lugar e Escola Municipal Frederico Peiro  3° lugar.



Leia Mais
Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito. A Escola Municipal Boa Vista trabalhou com seus alunos promovendo a reflexão a respeito da igualdade racial , estimulando o respeito às diferenças e identificando como a cultura africana está presente no nosso cotidiano por meio de música , comida , língua , religião ,. etc.








Leia Mais

Exposição ‘Lá Onde Eu Moro’

Mostra do Programa Heróis em Ação, que conta com o patrocínio da Duratex, explora conceitos de território, cultura e identidade em cidade cenográfica interativa, que também destaca ações socioculturais realizadas por grupos de alunos da rede municipal no decorrer de 2019. Após sete meses de atividades propostas pelo programa ‘Heróis em Ação’, foi realizado no dia 14 de novembro a exposição . Para isso, nada melhor que evidenciar os projetos socioculturais criados por alunos de cinco escolas da rede municipal de Uberaba. A Escola Municipal Boa Vista expôs artesanato utilizando matérias recicláveis.



Leia Mais

ULTIMO GAF DO ANO ( 2019)

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva, desenvolve há dois anos, o projeto Grupo de Acolhimento Familiar (GAF), com o objetivo de criar laços e parceria com as famílias de crianças atendidas .O projeto oportuniza momentos de interação entre responsáveis legais que vivenciam situações similares, possibilitando o acolhimento de suas dificuldades, angústias e auxilia uma melhor compreensão sobre a condição de deficiência dos filhos, fomentando o estímulo, apoio, confiança, atenção e liberdade no desenvolvimento familiar e individual. No mês de novembro foi realizado o ultimo encontro do ano na Escola Municipal Boa Vista com a presença da Palestrante Professora Silvana Elias ( Secretária da Educação).







Leia Mais

Simave 2019

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) é uma política pública da Secretaria de Educação do Estado que possui o propósito de fomentar mudanças na educação, afim de melhorar a qualidade e a equidade da educação. O Simave possui duas avaliações: O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Nos dias 12 e 13 de novembro os alunos de 2º, 5º e 9º anos da escola realizaram a avaliação externa do Simave. As avaliações possuem como objetivo:

Avaliar as competências e habilidades que estão sendo desenvolvidas dentro do currículo ao final de cada ciclo de escolaridade: anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio, em português e matemática. Além dos alunos das escolas estaduais, estudantes das redes municipais também realizam as avaliações. (SEE/MG, 2019)
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da SEE Minas Gerais as avaliações são muito importantes, pois conseguem nortear como está o desenvolvimento dos alunos no final de cada nível de aprendizagem e com isso obter um diagnóstico mais preciso de cada unidade escolar.

E como nossa escola também participou destas avaliações, seguem algumas fotos dos alunos realizando as provas.











Fotos: Supervisora Carmen
Leia Mais

Seminário sobre a Região Centro-Oeste

Nada melhor que apresentar um trabalho na escola e envolver comida... Nossos alunos do 7º ano A, colocaram a mão na massa (literalmente) para preparar um super Seminário sobre a Região Centro-Oeste do Brasil, com a supervisão da Professora Adriana Marçal e o apoio da Professora Angélica.







Leia Mais

Atletismo

Correr e andar são capacidades naturais dos seres humanos, colaborando então para que o esporte seja um dos mais antigos do mundo, há indícios de que é praticado há pelo menos cinco mil anos atrás. O atletismo é chamado de esporte-base justamente pelas facilidades, sendo considerado o mais importante das Olimpíadas, podendo ser praticado tanto por homens quanto por mulheres.
E aqui estão fotos e vídeos dos alunos da escola participando de provas do atletismo.






Fotos e videos: Professor Naro

Leia Mais

O Júri Simulado

O Júri Simulado: (Projeto de Ensino em parceria com a advogada e  historiadora Ana Maria Corrêa) O julgamento de Getúlio Dornelles Vargas

Para o Júri Simulado, os alunos foram divididos em dois grupos: “Acusação” e “Defesa” do ex-presidente e ditador brasileiro (Getúlio Vargas). Durante o mês de setembro, cada equipe pesquisou dados e provas para defender as ideias de seu grupo, buscando “inocentar” ou “condenar” Getúlio Vargas. Além disso, cada equipe  teve o direito de convidar três testemunhas para depor em seu favor. Os convidados, que puderam ser desde de alunos até professores e pais, interpretaram um personagem da época, contando a visão que tinham e que viveram durante a Era Vargas. Durante o Júri, cada equipe teve a oportunidade de fazer suas argumentações, apresentar provas, testemunhas e dados históricos de forma a convencer a banca dos jurados do “Tribunal da História”.

O trabalho desenvolveu o senso crítico dos alunos porque permitiu discutir abertamente um governo tão complexo como o de Getúlio Vargas – ao mesmo tempo que ficou marcado como um governo autoritário, também é lembrado por ser uma gestão que criou várias leis trabalhistas e sociais.  O objetivo do Júri Simulado, que integra os direitos de aprendizagem do Terceiro Bimestre, desenvolveu habilidades de oratória, argumentação e pesquisa em fontes primárias no acervo da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC).





Professora de História : Sirlene
Leia Mais

Mitologia grega nos 6ºanos

A mitologia grega tem uma extensa influência sobre a cultura, as artes e a literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem. Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente têm sua inspiração derivada da mitologia grega e têm descoberto significados contemporâneos e relevâncias em seus temas. Cada turma recebeu um Mito para representar em forma de Teatro. Turma 6º A: Ilíada; Turma 6ºB Odisseia e a Tuma do 6ºC: A Caixa de Pandora. (Obs: O 6ºC ainda não apresentou a peça). Iniciamos com a pesquisa e apresentação do roteiro que foi devidamente adaptado pelas turmas.  Organização dos grupos de trabalho de acordo com as seguintes tarefas: • Aperfeiçoamento do roteiro. • Escolha e construção do cenário. • Definição dos figurinos. • Contextualização do Mito. • Ensaios. • Tempo para apresentação: máximo 10 minutos; mínimo 5. Avaliação: cada fase foi avaliada seguindo os seguintes critérios:  Adaptação: A peça diz respeito aos problemas contemporâneos? Foi contextualizada adequadamente? • Cenário: A construção foi adequada? Atendeu às necessidades da peça? • Roteiro: Houve organização, pertinência e acuidade?




Leia Mais