Com o objetivo de ser uma plataforma de extensão para o trabalho do professor, o Google Sala de Aula foi desenvolvido para criar salas de aula virtuais. Sendo assim, o usuário tem todas as ferramentas para o ensino-aprendizagem e pode não só criar sua própria sala, como disponibilizar aulas on-line, adicionar alunos e elaborar tarefas.
Como funciona o Google Sala de Aula?
Por ser uma plataforma do Google, é necessário ter uma conta para acessá-lo. O funcionamento do Sala de Aula é bem simples e traz bastantes funções para os usuários, tanto professores como alunos.
Dito isso, o administrador pode criar sua turma, gerenciar conteúdos, criar documentos, avaliações e distribuí-los. Os alunos, para terem acesso à plataforma, devem estar cadastrados pelo administrador. Eles definem um login e recebem uma senha gerada pelo professor/administrador.
O Google Sala de Aula é encontrado no formato on-line para computador e também como app para dispositivo mobile (Android e IOS). Em caso de o professor trabalhar em alguma escola, é interessante associar a sala ao perfil da escola pelo G suite for Education.
Quais as principais funcionalidades?
Existem muitas funcionalidades para tornar a experiência bem interativa entre os usuários. Por exemplo, é possível anexar links e arquivos com a alternativa de estipular prazos para entrega dos trabalhos. Os alunos conseguem ver os conteúdos e anexar os seus trabalhos, assim como enviar os arquivos para o professor. Além disso, a sala virtual tem algumas funções como mural, alunos e sobre. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.
Função mural
Funciona como uma linha do tempo em que se pode ver os principais trabalhos elaborados pela turma. É uma funcionalidade bem parecida com o que encontramos em redes sociais, como a página de inicial de um perfil do Facebook, onde vemos tudo o que a pessoa postou/compartilhou durante um período.
Alunos
Nessa área se consegue fazer uma lista com todos os estudantes do curso. Uma função essencial, pois é nela que os convites para os alunos são feitos.
Seção “sobre”
É onde estão as configurações de alguns detalhes da plataforma, como o tipo de turma, agenda e a conta do Google Drive. Além de definir uma sala de aula presencial para passar o conteúdo da ferramenta, caso exista essa possibilidade.
Como criar uma conta no aplicativo?
Primeiramente, ao entrar na tela do Google Classroom, será necessário que o usuário tenha uma conta no Google Apps for Education. A página ainda está em inglês, porém, não é complicado entender o que se pede.
O usuário precisa informar seu nome completo, informações sobre a instituição a qual pertence (tipo, site da escola ou universidade, e-mail, número de alunos, endereço etc). Preenchidos esses dados e criado o seu login e senha, ele já pode entrar no Google Sala de Aula.
Como configurar?
Ao cadastrar, apesar da facilidade em colocar o endereço e outras informações, o usuário/administrador pode encontrar um empecilho em relação ao e-mail e site da escola. Caso ele seja um professor independente, apenas com o intuito de disponibilizar material para os seus alunos, ele pode encontrar dificuldades na hora do cadastro. É preciso ter um domínio para confirmar a admissão.
Feito todo o procedimento de cadastro, o utilizador já pode entrar no Google Classroom com o login do Apps for Education e ter acesso a todos os benefícios que essa plataforma proporciona.
Seja um parceiro
Quais são os principais benefícios do aplicativo?
O Google realmente criou essa plataforma com o intuito de melhorar as interações entre professores e alunos e proporcionar tudo o que é possível fazer em uma sala de aula em um ambiente virtual. Assim, vamos conhecer alguns dos principais benefícios.
Comunicados
É possível escrever comunicados e publicá-los para que todos os cadastrados vejam, como uma espécie de mural — e ainda dá para adicionar links, vídeos e até documentos.
Enviar avaliações
Na página direcionada a turma, o administrador consegue enviar avaliações ou trabalhos colocando prazos para a entrega, inclusive, anexando documentos ou links. Assim como, é possível mandar a mesma tarefa para turmas diferentes.
Mensagens
A plataforma possibilita a criação de mensagens específicas para grupos de alunos. Também permite feedbacks das avaliações diretamente ao aluno autor. Do mesmo modo, conversas em tempo real com a turma.
EmoticonEmoticon