O Júri Simulado: (Projeto de Ensino em parceria com a advogada e historiadora Ana Maria Corrêa) O julgamento de Getúlio Dornelles Vargas
Para o Júri Simulado, os alunos foram divididos em dois grupos: “Acusação” e “Defesa” do ex-presidente e ditador brasileiro (Getúlio Vargas). Durante o mês de setembro, cada equipe pesquisou dados e provas para defender as ideias de seu grupo, buscando “inocentar” ou “condenar” Getúlio Vargas. Além disso, cada equipe teve o direito de convidar três testemunhas para depor em seu favor. Os convidados, que puderam ser desde de alunos até professores e pais, interpretaram um personagem da época, contando a visão que tinham e que viveram durante a Era Vargas. Durante o Júri, cada equipe teve a oportunidade de fazer suas argumentações, apresentar provas, testemunhas e dados históricos de forma a convencer a banca dos jurados do “Tribunal da História”.
O trabalho desenvolveu o senso crítico dos alunos porque permitiu discutir abertamente um governo tão complexo como o de Getúlio Vargas – ao mesmo tempo que ficou marcado como um governo autoritário, também é lembrado por ser uma gestão que criou várias leis trabalhistas e sociais. O objetivo do Júri Simulado, que integra os direitos de aprendizagem do Terceiro Bimestre, desenvolveu habilidades de oratória, argumentação e pesquisa em fontes primárias no acervo da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC).
Professora de História : Sirlene
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