Os alunos da Escola Municipal Boa Vista na segunda fase da Olimpíada de Ciências acompanhados pela coordenadora Nice.
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rquivos para setembro 2018
Abertura dos jogos escolares
Mais de quatro mil atletas, com idade entre 10 e 16 anos, de 54 instituições de ensino municipal, estadual, federal e particular estão participando dos Jogos Escolares de Uberaba (Jeura), que teve início nesta quarta-feira (26) e segue até o próximo dia 25 de novembro.O evento é promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e, foi aberto oficialmente na manhã de ontem com a presença do prefeito Paulo Piau, de autoridades políticas e representantes da comunidade estudantil e esportiva da cidade.O Diretor Paulo trida , Vice diretor Marco Tulio e os professores de Educação física Lucinaro e Rafael participaram do eventos de abertura dos jogos juntamente com os alunos .
Dama na sala de aula ( 1ºano D)
O jogo de damas estimula o desenvolvimento do aprender do aluno ajudando na aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente.
Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte instiga pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo:
a) raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
b) organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
c) imaginar concretamente situações futuras próximas;
d) prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios e
e) tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.
O aprendizado deste esporte incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. Por outro lado, este jogo é uma atividade recreativa que permite à criança assumir atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social. No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática deste esporte conduz à aquisição positiva.
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Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte instiga pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo:
a) raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
b) organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
c) imaginar concretamente situações futuras próximas;
d) prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios e
e) tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.
O aprendizado deste esporte incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. Por outro lado, este jogo é uma atividade recreativa que permite à criança assumir atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social. No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática deste esporte conduz à aquisição positiva.
Uso dos recursos tecnológicos
Os recursos tecnológicos usados na educação têm como objetivo o aprimoramento do
processo de ensino e aprendizagem. Além disso, proporcionam atividades pedagógicas
inovadoras, tornando o professor um ator principal no cenário atual que reúne tecnologias
para o ensino-aprendizagem.
Atividade realizada no dia 06/09/2018 na turma do 1ºano.( prof Leoana)
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Atividade realizada no dia 06/09/2018 na turma do 1ºano.( prof Leoana)
GAF ( Encontro de Setembro)
A proposta envolve o fortalecimento socioemocional das famílias e busca ainda estimular a autonomia e independência das crianças e adolescentes por meio da orientação aos familiares e responsáveis.
( 13/09)
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( 13/09)
Projeto Jadeh
Nos dias 11 de julho e 6 de setembro, a nossa escola teve o prazer e o privilégio de receber o Projeto Jadeh - jogos aplicados à dinâmica do ensino de História, da UFTM. Sob a coordenação do professor Dr Marcelo de Souza Silva, os graduandos do curso de História desenvolvem jogos que promovem o aprendizado da disciplina de maneira lúdica e diferente.
Em parceria com a professora Patrícia Toledo, nossos alunos dos 9° anos A e B, puderam aprender um pouco mais sobre Revolução Russa e perceber que a aula de História pode ser muito divertida.
Alunos da EJA na Mesa Alfabeto
Não há tempo e e nem idade para aprender. Utilizar ferramentas e meios tecnológicos que auxiliam na aprendizagem do aluno sempre é bem vindo. A professora Joaquina Cipriano, do 1º Segmento da EJA, sempre está atenta e procura sempre utilizar recursos diversificados que favorecem e prendem a atenção da sua turma.
Recentemente, a professora Joaquina e o professor de Informática Educacional, Paulo Henrique, desenvolveram atividades na Mesa Alfabeto com seus alunos, trabalhando a Matemática, utilizando operações de Adição, por meio do jogo TuxMatch e a Casa dos Doces, utilizando a formação de palavras, presente na Mesa Alfabeto.
Palestra ( Projeto desafio das escolhas)
O 9° ano do ensino fundamental é de extrema importância na vida do aluno, pois abre as portas para o Ensino Médio e inicia a jornada na qual vem as dúvidas sobre o futuro profissional.
Com objetivo de atender as necessidades formativas educacionais e sociais, bem como pessoais dos alunos do 9°ano, recebemos no dia 03 de Setembro de 2018 para uma conversa com os alunos o radialista Rodrigo Viriato Mendes (Rodrigo Tubaraum).
Uso dos Ucas ( 1ºano )
O computador aguça a curiosidade dos alunos? É incontestável o fascínio que o computador provoca nos alunos, independente de suas idades segundo Nogueira (2002).[2]. As aulas no laboratório de informática são as mais esperadas pelos alunos. Percebe-se como é grande a expectativa para se sentarem em frente de um computador(UCAS). As atividades são realizadas com mais entusiasmo e satisfação. É notável como os alunos se sentem importantes e aos poucos se tornam autônomos no uso da máquina, mesmo que os que não sabem utilizar o computador(UCAS). São poucos os que não se aventuram a descobrir como funciona, vão clicando e abrindo janelas aleatoriamente, descobrindo uma infinidade de coisas.Dessa forma, o uso do computador torna-se cada vez mais necessário; a importância do uso dos
computadores para alcançar a possibilidade transformadora do processo de ensino-aprendizagem,
impondo uma redefinição do papel do professor e da estratégia que este deve adotar junto dos alunos,
é uma realidade a ser efetivamente assumida pelos educadores que desejam imprimir práticas
pedagógicas que proporcionem aprendizagem significativa A professora Leoana do 1ºano vem utilizando com frequência tal recurso com os seus alunos.
Estudo do Folclore
O estudo do folclore é necessário para manter a tradição de um povo, uma cultura que serve como fonte de conhecimento das nossas origens. Quando abordamos esse assunto, explicando seu sentido, isso faz com que o indivíduo construa uma base cultural, que dará suporte para entender sua própria essência.
Essa internalização da cultura do seu povo traz valores como respeito e, ainda, a possibilidade de aprender novas bagagens culturais de outros povos e regiões. A culminância do projeto foi realizado no dia 01/09 sábado letivo.
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